quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O PRINCÍPIO 90/ 10 - Stephen Covey

 

 
Que princípio é este? Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você.

O que isto quer dizer? Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede. Não podemos evitar que o carro enguice, que o avião atrase, que o semáforo fique no vermelho. Mas, você é quem determinará os outros 90%. Como? Com sua reação.

Exemplo: você está tomando o café da manhã com sua família.

Sua filha, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca de trabalho. Você não tem controle sobre isto. O que acontecerá em seguida será determinado por sua reação.

Então, você se irrita. Repreende severamente sua filha e ela começa a chorar. Você censura sua esposa por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa. E tem prosseguimento uma batalha verbal.

Contrariado e resmungando, você vai mudar de camisa. Quando volta, encontra sua filha chorando mais ainda e ela acaba perdendo o ônibus para a escola. Sua esposa vai pro trabalho, também contrariada. Você tem de levar sua filha, de carro, pra escola. Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado. Depois de 15 min. de atraso, uma discussão com o guarda de trânsito e uma outra multa, vocês chegam à escola, onde sua filha entra, sem se despedir de você. Ao chegar atrasado ao escritório, você percebe que esqueceu de sua maleta. Seu dia começou mal e parece que ficará pior. Você fica ansioso pro dia acabar e quando chega em casa, sua esposa e filha estão de cara fechada, em silêncio e frias com você.

 
Por quê? Por causa de sua reação ao acontecido no café da manhã.

Pense: por que seu dia foi péssimo?

A) por causa do café?

B) por causa de sua filha?

C) por causa de sua esposa?

D) por causa da multa de trânsito?

E) por sua causa?

A resposta correta é a alternativa E. Você não teve controle sobre o que aconteceu com o café e o modo como você reagiu naqueles 5 minutos foi o que deixou seu dia ruim.

O café cai na sua camisa. Sua filha começa a chorar. Então, você diz a ela, gentilmente: "Está bem, querida, você só precisa ter mais cuidado". Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva, você volta, olha pela janela e vê sua filha pegando o ônibus. Dá um sorriso e ela retribui, dando adeus com a mão.

Notou a diferença? Duas situações iguais, que terminam muito diferente. Por quê? Porque os outros 90% são determinados por sua reação.

 
Aqui temos um exemplo de como aplicar o Princípio 90/10. Se alguém diz algo negativo sobre você, não leve a sério, não deixe que os comentários negativos te afetem. Reaja apropriadamente e seu dia não ficará arruinado.

Como reagir a alguém que te atrapalha no trânsito? Você fica transtornado? Golpeia o volante? Xinga? Sua pressão sobe? O que acontece se você perder o emprego? Por quê perder o sono e ficar tão chateado? Isto não funcionará. Use a energia da preocupação para procurar outro trabalho. Seu vôo está atrasado, vai atrapalhar a sua programação do dia. Por quê manifestar frustração com o funcionário do aeroporto? Ele não pode fazer nada. Use seu tempo para estudar, conhecer os outros passageiros. Estressar-se só piora as coisas.

 
Agora que você já conhece o Princípio 90/10, utilize-o. Você se surpreenderá com os resultados e não se arrependerá de usá-lo. Milhares de pessoas estão sofrendo de um stress que não vale a pena, sofrimentos, problemas e dores de cabeça. Todos devemos conhecer e praticar o Princípio 90/10. Pode mudar a sua vida!

 
Para complementar o texto, segue uma historinha....

"O colunista Sydney Harris acompanhava um amigo à banca de jornal.

O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas como retorno recebeu um tratamento rude e grosseiro. Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, o amigo de Sydney sorriu atenciosamente e desejou ao jornaleiro um bom final de semana.

Quando os dois amigos desciam pela rua, o colunista perguntou:

- Ele sempre te trata com tanta grosseria?

- Sim, infelizmente é sempre assim.

- E você é sempre tão atencioso e amável com ele?

- Sim, sou.

- Por que você é tão educado, já que ele é tão rude com você?

- Porque não quero que ele decida como eu devo agir. Nós somos nossos próprios donos".

 
Não devemos nos curvar diante de qualquer vento que sopra, nem estar à mercê do mau humor, da mesquinharia, da impaciência e da raiva dos outros.

Não são os ambientes que nos transformam, e sim nós que transformamos os ambientes.

 
NINGUÉM PODE ESTRAGAR O SEU DIA, A MENOS QUE VOCÊ PERMITA!

Fonte: http://joefatherbr.blogspot.com.br

domingo, 26 de agosto de 2012

Quando Você Se Ajuda


 

 

       Um cliente em terapia, após uma sessão de “Renascimento*”, contou-me que teve o seguinte sonho: “Num primeiro momento eu estava na sala de cirurgia de um hospital onde havia uma pessoa deitada sentindo muitas dores e necessitando de ajuda. Sem saber o que fazer, sentindo medo e angústia, o que eu mais desejava era sair logo dali. Foi quando uma mulher ao meu lado, dirigindo-me um olhar muito profundo, disse: “ajuda que passa”. Automaticamente, sem pensar em nada, lá eu estava falando palavras de estímulo à pessoa doente e ao vê-la melhor, mais animada, percebi que não estava mais com medo... em seguida eu estava num campo de batalha, numa situação de guerra onde havia muitos feridos, novamente senti medo e calafrios. Trêmulo e sentindo muita dor de cabeça, meio desesperado olhei para o lado e vi outra vez a mulher da sala de cirurgia que repetiu novamente: “ajuda que passa”. Outra vez, em segundos, eu já estava ajudando os feridos ao meu lado e senti-me bem novamente...”.

Contou-me também que ao acordar sentiu a sensação de que precisava fazer algo melhor pela sua vida, já que estava acostumado a ver os seus problemas como insolúveis. Apenas se preocupava, mas, não agia objetivamente devido ao grande medo que bloqueava sua mente e suas ações. Conversamos a respeito do sonho e ele compreendeu que os seus medos perderiam o sentido assim que confiasse mais em sua competência de responsabilizar-se pelas mudanças que se faziam necessárias na sua vida, fato que acabou acontecendo num breve espaço de tempo.

Esse relato vem de encontro à minha convicção de que as soluções para os nossos problemas estão em nosso interior, e que se realizam na medida em que nos dispomos a dar maior atenção a tudo o que acontece conosco. No caso dessa pessoa foi através de um sonho que se apresentaram algumas respostas. Para outras pessoas, às vezes, uma intuição ou até mesmo um sintoma corporal pode o sinal para a solução que necessitam.

Muitas das situações negativas que vivenciamos estão intimamente ligadas ao nosso próprio aprendizado e crescimento, mas, por perdermos muito tempo esperando que alguém nos ajude ou resolva para nós, nada de novo acontece em nossa existência.  Reconhecer-se com capacidade de mudar e deixar de sentir-se pequeno diante das adversidades é, a princípio, a melhor ajuda que necessitamos. A partir daí tudo será percebido com maior clareza, e o equilíbrio conquistado será saudável e, provavelmente, duradouro.

Vale lembrar ainda que quando aperfeiçoamos a capacidade de ajudar a nós mesmos, com certeza também estaremos desenvolvendo nossa habilidade de melhor ajudar aos outros.

Boa Reflexão e viva consciente.

 

*O Renascimento é uma avançada técnica terapêutica que, através de relaxamento e respiração, potencializa a dissolução de traumas, bloqueios e outros desconfortos emocionais.
                                                                   

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Para Quem Deseja Renascer


Todo desejo de mudança para ser bem sucedido depende muito mais da pessoa em si, do que das condições externas ou dos outros. Quem deseja transformar-se, vencer seus desconfortos emocionais, físicos e, até mesmo, espirituais, deve ter clareza de que aquilo que está buscando contribuirá verdadeiramente para sua realização efetiva em todos os setores de sua vida. E o caminho para conseguir esse feito é o da busca inteligente e conscientemente dirigida inicialmente para conhecer a si mesmo, para conhecer o seu “universo interior” que é aonde residem seus principais desafios. O “ambiente exterior” reflete o tempo todo aquilo que está contido dentro de cada pessoa.

Quem almeja níveis elevados de consciência e conhecimentos substanciosos para modificar a existência, deve saber que é impossível mudar se continuar sendo como sempre foi. Se permanecer acomodado naquilo que já é conhecido, repetindo hábitos e vícios de toda espécie, dificilmente chegará a um bom resultado no que se refere a um viver equilibrado e saudável. A chamada Lei da Evolução, inexorável em seus princípios fundamentais, nos diz de maneira bastante simples que: “é preciso deixar de ser o que se é para ser aquilo que se aspira ser”. Por isso toda a pessoa que deseje mudar algo em seu existir, necessita criar o entusiasmo apropriado para motivá-lo a persistir nessa tarefa. Pois mesmo que o processo de mudança, às vezes, pareça lento e desconfortável, e requeira maior dose de dedicação, é preciso manter-se confiante e perseverar em seu prodigioso bom combate. Afinal, parafraseando o poeta: “tudo vale a pena, se o propósito não é pequeno”.

Enfim, a melhor opção que todo indivíduo consciente pode fazer para si, é a de procurar ser sempre melhor do que tem sido. E isso é conquistado gradativamente, pois, a pressa e a ansiedade são más companheiras nessa viagem. E para manter-se estável nesse propósito deve estar vigilante a tudo que lhe ocupa a mente e às suas ações e posturas, pois, cada descuido poderá levá-lo de volta àquilo que, por ser ruim, necessita ser abolido da sua existência.

No que se refere ao lado espiritual da mudança, Cristo em sua sabedoria divina disse: “Aquele que não nascer de novo, não alcançará o reino de Deus”, e isso, se aplicado também à vida aqui e agora, significa a necessidade de renovação constante, de redefinição de posturas e valores, já que sem essas essenciais mudanças torna-se impossível usufruir plenamente da vida. Viver é bem mais do que repetir padrões, modelos e preconceitos, que aprisionam o desenvolvimento e anulam a potência pura que todos têm de, a qualquer tempo, renascer, evoluir e ser feliz.

Boa Reflexão e viva consciente.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Crie Seu Clima


Alguém me disse que o tempo chuvoso provoca depressão. Seria muito simples se assim fosse, viver de acordo com o clima. Já imaginou? Se fizer sol estou legal, se fizer frio baixa o astral. E se no mesmo dia, coisa que tem acontecido muito, chover, fizer sol ou baixar a temperatura? Já pensou que loucura?

É claro que não devemos ignorar que muito daquilo que acontece fora de nós pode sim afetar-nos física ou emocionalmente, mas, quando isso nos acontece é sinal de que algo não está bem em nosso interior. Em momentos nebulosos ou tempestuosos o que precisamos é deixar vibrar o nosso sol interior e abrir as janelas da nossa mente, para que o seu brilho nos dê clareza de pensamento e lucidez.

Então, como disse o poeta Gonzaguinha, “vamos lá fazer o que será”. Crie o seu clima, levante o astral abra-se a energias rejuvenescedoras, ilumine sua vida, confie mais em você, ame-se, seja produtivo e feliz.

Boa Reflexão e viva consciente.

Varginha Online | Você é Capaz de Ser Feliz | por: Willes da Silva


Varginha Online | Você é Capaz de Ser Feliz | por: Willes da Silva